quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Passado, Presente e Futuro



Já dizia a minha avó: “Não podemos mudar o passado, só nos resta viver o presente e esperar pelo futuro”. Se quando criança eu escutava isso admirada – e um pouco assustada-, hoje eu penso que na verdade, isso é relativo. O hoje é o passado de amanhã e o nosso presente. Temos assim, de certa forma, o passado em nossas mãos. Mas se isso fosse levado em conta, haveria bem menos arrependimentos nas pessoas. Quantas lembranças de péssimos dias temos? E analisando, quanto poderíamos ter feito para ao menos, amenizar isso? Em uma palavra? Muito.

Perdemos tempo pensando o que poderíamos ter feito para mudar alguma coisa e com isso criamos um circulo vicioso. Deixamos de prestar atenção no nosso presente, deixamos de tornar o dia de hoje especial, perdemos a chance de criar uma boa lembrança para o Futuro. Lançando mão de um ditado conhecido, “Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”, eu digo: “Não deixe para amargar o passado, se você pode fazê-lo hoje”

Realmente, não podemos deixar para amanhã as coisas de hoje. Se não, quando nos dermos conta, elas serão apenas mais arrependimentos para o Futuro. Tudo é tempo, somos feitos de tempo. Temos tempo de vida; de felicidade; de tristeza. Há tempo para chorar, para se curar; para aprender; esquecer. Arranje tempo para cantar, para conversar. Crie um dia bom com a sua mãe, com o seu pai, fale do tempo com o seu irmão. Tenha coragem para dizer que ama aquela pessoa, tanto você quanto ela, se lembrarão disso. Leia um livro e veja um filme. Se há tempo para cumprimentar o vizinho, por que não fazê-lo? Pense que amanhã ele pode ser seu chefe e vai lembrar que no passado, você o ignorava. Tenha um bichinho de estimação – acredite, você se lembrará rindo de quando ele destruiu o seu sapato mais caro.

Dias ruins são inevitáveis, mas passamos por eles com a certeza de logo serão apenas, passado. E mais do que tudo, não podemos esquecer de aprender com aquilo que já vivemos. Situações se repetem, as ações podem ser diferentes. Já aprendemos que “não adianta chorar pelo leite derramado”, sendo assim, tenhamos mais cuidado ao tirá-lo da geladeira.

Preocupação com o futuro é valida, mas não podemos permitir que isso nos tome por completo, ou ficaremos sem passado.

Um comentário:

Chris ^^ disse...

Nossa linda... muito profundo isso que você escreveu!
Hehe... o mais incrivel é que serviu direitinho para minha situação... não devo chorar pelo que já ocorreu, simplesmente continuar vivendo a vida da melhor maneira possivel, aproveitando cada momento que aparece, simples ou complicado... Concordo plenamente com o que você descreveu em sua reflexão. Acredito que não devemos viver no passado, senão acabaremos por esquecer de viver o presente e por conseguinte ficariamos sem um futuro produtivo.
Portanto entendi que tudo deve ser feito na medida certa, sem ir aos extremos, exagerar, pois em cada ação há uma reação... podendo esta ser boa ou ruim, de acordo com o que você fez!
Devemos tomar cuidado com o que fazemos, como agimos, não nos deixar tomar por uma tristeza, angustia..., devemos nos lembrar que o tempo é precioso demais para ser desgastado assim. É essencial aproveitar cada minuto, da melhor maneira que pudermos, pois nunca se sabe se o amanhã existirá para nós... para mim... não sabemos sobre o amanhã... vivemos no presente, o comandamos, e consequentemente criamos um passado e uma jornada rumo ao futuro!
Dizer as pessoas como nos sentimos em relação a elas, é super importante... pelo menos para mim!
Acredito nisso... esse é meu jeito... mas nem todos são assim...
Gosto de passar o tempo com pessoas que eu gosto, fazer coisas que me agradam, que sejam produtivas, relaxantes entre outras coisas... No final quando você for analisar, seu dia foi um dia feliz, você estará feliz, se sentirá bem consigo mesma. Pois a sua parte você fez... Agradeceu a vida, amando as pessoas, apreciando as coisas, que te rodeiam, curtindo-as, passando o tempo sendo você, sem se preocupar, somente vivendo cada segundo intensamente... descobrindo o desconhecido, relacionando-se com tudo... Ações são movidas pela vontade de um ser humano ao querer algo... Para querer, basta agir... então não fique parada aí... hehe
Bom, cada um tem sua vida, nem sempre o que eu falo pode servir para todos, porém pode servir para alguns.
Tempo é tudo que nós possuimos, devemos tratá-lo com muita atenção e aproveita-lo ao maximo... nunca saberemos quando ele vai chegar ao fim, que por mais engraçado que possa ser, também é considerado um tempo. Fim, quando o tempo finalmente para, acaba, cessa.
Bom de uma coisa eu sei... que antes do meu tempo acabar, eu quero dizer para meus amigos e familiares, o quanto eles são especiais para mim, o quanto eu os amo, o quanto me ajudam...
Bom meu tempo não chegou ao fim ainda... pelo menos é o que sei neste momento... hehe... Então aqui vai uma mensagem para você querida autora...

Dudin... você me ajuda demais... agradeço muitooo por tudo! Você é uma grande amiga, uma pessoa extraordinaria, linda, especial, UNICA! Realmente, gosto mto de você! (Isso é FATO! Vai ter que me atura, até o dia em que o tempo não existir mais para mim... hehe xD)(como o texto é seu...falo só de vc :P hehe )
Obrigado por ser quem você é (MARA *O* hehe)... e saiba que é uma honra ser considerada sua amiga! ^^
Beijão
Vlw pelo lindo texto... me ajudou ^^
PS.: Sorry pelo comentario não ser lá grande coisa... apenas tentei escrever o que senti na hora que li!! ;D
Se cuida linda!
Beijos grande ;*